Guilherme Farel (1489 - 1565)


Série, os Reformadores

Guilherme Farel (1489 - 1565)

Nasceu em Gap, França, numa família da pequena nobreza notarial.
Formou-se na sua época um grupo de eruditos que estudavam as escrituras,  Farel fazia parte de. Dez anos antes de Calvino, foi conquistado pelas ideias de evangélicas, não permaneceu muito tempo no cenáculo humanista, pois reivindicava uma reforma mais completa e mais radical do cristianismo do que a desejada por seus companheiros, deixou-os para propagar as ideia novas, mas não teve sucesso.
Farel era um missionário incansável, pregando contra a missa e a favor das ideias de Lutero, foi para Basileia, onde foi rejeitado por Erasmo, devido ai seu radicalismo, *era, de fato, uma autentico pregador, porém mais destrutivo do que construtivo.
Dizia-se que tinha gestos patéticos e uma voz de trovão que faziam tremer seus ouvintes, ele próprio dizia que trabalhava apenas para plantar uma fé que seja grande, pela caridade.
Farel encontrou zuíngilo em Zurique, em seguida foi para Berna, onde ocupou im cargo de pastor, pregou em Neuchâtel e em todo o cantão de vaud, que havia aderido a reforma, Genebra hesitava, Farel estabeleceu-se ali, o primeiro culto foi celebrado numa sexta feira santa no ano de 1533, dois anos mais tarde Genebra expulsou seu ultimo bispo.
Para ajuda-lo em sua campanha reformadora junto a população genebresa, Guilherme pediu auxílio a um jovem erudito humanista que fora obrigado a deixar a França por ser simpático as ideias de Lutero: chamava-se João Calvino, pouco a pouco Genebra aderiu a reforma, mas divergências opunham os dois pregadores no conselho sobre as questões de disciplina no culto.
Os dois homens foram obrigados a deixar a cidade: Calvino estabeleceu-se em Estrasburgo, Farel, em Neuchâtel, foi ali que morreu em 1565, um pouco antes com a idade avançada de 69 anos se casou. O ardente Farel é autor de algumas obras, entre as quais um Pater Noster e um Credo em francês e uma Confissão de fé apresentada oficialmente em Genebra, em 10 de novembro de 1536.

Compartilhar:
← Anterior Proxima → Inicio

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens populares

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Seguidores

Total de visualizações