John Knox (por volta de 1514 - 1573)


Série, os Reformadores

John Knox (por volta de 1514 - 1573)

Aceita-se em geral que Knox tenha nascido em Haddington, próximo a Edimburgo, provavelmente em 1514, depois de seus estudos universitários em Glasgow, foi orientado padre em 1536, no final de 1545 professou publicamente sua fé protestante.
Knox se comparava a um profeta do Antigo Testamento, sentia-se como um guerreiro de Deus, em um panfleto, disse que se considerava o vigia cujo dever era soar a trombeta de seu mestre. Lendo as escrituras, convenceu-se de que a ascensão de uma mulher ao poder ia contra a ordem divina, abriu-se com Calvino que lhe respondeu citando o caso de Debora, juíza de Israel, para mostrar que Deus podias as vezes mudar a ordem natural e colocar uma mulher no poder, o que seria um grande benefício. Ainda assim, em 1558 Knox, em panfleto virulento, protestou contra o monstruoso governo das mulheres, certamente, visava Maria Tudor e Maria de Guise, rainha regente da Escócia desde 1554, e não Elizabeth da Inglaterra, isso não impediu que inúmeras passagens escritas com acidez, provocassem a cólera da soberana, que jamais lhe perdoou.
O reformador escocês foi autor de alguns tratados teológicos, participou ainda da elaboração da confissão de fé escocesa e do primeiro livro da disciplina escocesa.

Compartilhar:
← Anterior Proxima → Inicio

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens populares

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Seguidores

Total de visualizações